Pesquisar este blog

A BOA COMUNICAÇÃO

“E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gn2:16-17

Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Gn 3:1-3

Introdução: A boa comunicação é importante em todas as áreas de nossa vida! Tanto no trabalho, em casa e na sociedade em geral dependemos de uma boa comunicação para sermos bem sucedidos. Mas quando a comunicação falha e o que devemos fazer para termos uma boa comunicação? (ilustração: a importância da boa comunicação)

I. Quando A Comunicação Falha?
1. Se o remetente:
ð tiver alguma dúvida quanto à mensagem (se não pensar com clareza, a  comunicação não será clara)
ð não colocar a mensagem em palavras facilmente compreensíveis.ð diz uma coisa, mas transmite uma mensagem diferente pelo seu comportamento (por exemplo, se ele diz "estou triste", mas ao mesmo tempo ri e brinca, a mensagem fica confusa. Quando dizemos uma coisa com os lábios e mostramos outra com nossa atitude, estamos enviando uma "mensagem dupla").
ð murmura a mensagem de modo que não é enviada claramente.
2. Se o receptor:
ð não entende a mensagem.
ð acrescenta a sua própria interpretação à mensagem, ou ignora idéias ameaçadoras demais para ouvir.

II. Quais As Diretrizes Para Uma Boa Comunicação?
1. Lembre-se de que os atos falam mais alto que as palavras; a comunicação não verbal é geralmente mais poderosa que a verbal. Evite "mensagens duplas" em que as mensagens verbais e não-verbais transmitem idéias contraditórias.
2. Defina o que é importante e enfatize; defina o que não é importante e tire a ênfase ou ignore. Evite as críticas.
3. Comunique de maneira a mostrar respeito pelo valor da outra pessoa como um ser humano. Evite declarações que comecem com as palavras "Você nunca..."
4. Seja claro e específico em sua comunicação. Evite a indefinição.
5. Seja realista e razoável em suas declarações. Evite exageros e sentenças que comecem com as palavras ''Você sempre..."
6. Teste todas as suas suposições verbalmente, perguntando se são corretas. Evite agir até que tenha feito isto.
7. Reconheça que cada acontecimento pode ser visto de vários pontos de vista. Evite supor que as outras pessoas vêem as coisas do mesmo modo que você.
8. Reconheça que os membros de sua família e seus amigos o conhecem bem e o seu comportamento. Evite a tendência de negar as observações deles sobre você - especialmente se não estiver certo.
9. Reconheça que as discórdias podem ser uma forma significativa de comunicação. Evite os argumentos destrutivos.
10. Seja sincero e aberto sobre os seus sentimentos e pontos de vista. Traga à luz todos os problemas importantes mesmo que tema que isso possa perturbar outra pessoa. Fale a verdade em amor. Evite o silêncio mau-humorado.
11. Não "deprecie" e/ou manipule a outra pessoa com táticas tais como ridículo, interrupção, dar nomes, mudar de assunto, culpar, sarcasmo, críticas, amuos, indução de culpa, etc.
12. Preocupe-se mais com o efeito de sua comunicação sobre outros do que com aquilo que pretendia comunicar. Evite ressentir-se no caso de ser mal compreendido.
13. Aceite todos os sentimentos e tente compreender por que os outros sentem e agem como fazem. Evite a tendência de dizer "você não devia se sentir assim".
14. Tenha tato, consideração e cortesia com relação aos outros. Evite tirar proveito dos sentimentos alheios.
15. Faça perguntas e ouça atentamente. Evite pregar ou fazer palestras.
16. Não use de subterfúgios. Procure não cair nas desculpas dadas por outros.
17. Fale bondosamente, com delicadeza e em voz baixa. Evite implicar, gritar ou choramingar.
18. Reconheça o valor do humor e da seriedade. Evite a zombaria destrutiva.

Conclusão: Sejamos sábios em desenvolvermos uma boa comunicação.



A IMPORTÂNCIA DA BOA COMUNICAÇÃO

Uma empresa querendo fazer um intercâmbio entre os funcionários resolveu observar um fenômeno natural então o Sr. Presidente chamou o gerente e disse:
- Na próxima Sexta feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos com capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

O gerente chamou o supervisor e disse:
- Por ordem do senhor presidente, na Sexta feira, ás 17 horas, o Cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhe ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

O Supervisor rapidamente chamou o chefe de produção e ordenou:
- A convite do nosso querido diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois será apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

O chefe de produção que estava muito atarefado no momento chamou o
mestre e lhe disse:
- Na Sexta feira, as 17 horas, o diretor pela primeira vez em 76 anos vai aparecer nu no refeitório da fábrica para filmar o Halley e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre segurança na chuva. Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

O mestre que estava com hora marcada para ir embora não dispunha de tempo para da o comunicado e chamou um funcionário e lhe disse:
- Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima chuva pois o Sexta-feira (o Diretor) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o filme "dançando na chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir para o refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

O funcionário que não tinha outra escolha a não ser cumprir ordens fixou
um aviso no quadro, mural:

Aviso Para Todos
Na Sexta feira o chefe da diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral para a festa, as 17 horas no refeitório. Vai estar lá pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete porque o Rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário